Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de agosto, 2022

À Valerie Reh

 Tel Aviv/Israel, 28 de julho de 1952. Prezada senhora! Muito obrigado por sua amável carta e pelo diagnóstico de caráter (1). Este é bem apropriado, inclusive quanto aos detalhes. A sensibilidade ao  barulho ainda persiste. Procure sempre o silêncio. Sou um feixe de opostos e só consigo suportar-me quando me considero um fenômeno objetivo. Minha capacidade de trabalho diminuiu muito - provavelmente um sinal de cansaço, já que trabalhei muito nos últimos anos. Temo novas ideias, pois exigem muito trabalho para mim. Preciso agora de muito repouso. Com sinceros agradecimentos e saudações cordiais, C. G. Jung (1) A senhor Reh fez um diagnóstico de personalidade de Jung com base na "numerologia". Segundo este método, cada letra do nome, correspondente à sua posição no alfabeto, tem um valor numérico, e cada número tem um significado psicológico. Os valores numéricos do nome são combinados com os da data de nascimento e interpretados caracterologicamente.

A uma destinatária não identificada

  Dear N., 28 de julho de 1952. Dear N., Estou muito cansado para pensar em novas aventuras. No momento devo armar minha mente contra os ataques ao meu Jó , que vem causando os mais estranhos mal-entendidos. O meu aniversário, apesar de comemorado modestamente no círculo familiar, foi bastante cansativo devido às muitas cartas e telegramas. Em geral estou me recuperando devagar, mas minha cabeça não quer fazer o trabalho sério que precisa ser feito. Espero que não esteja sendo devorada viva por seus visitantes. Yours graterfully, C. G.

Para Aniela Jaffé

Zurique, 24 de julho de 1952. Prezada Aniela, [...] Sincronicidade é apenas um cantinho onde podemos ventilar um pouco o mistério do mundo. Não convém fazer especulações sobre a eternidade. A sincronicidade também não é a última palavra. Com o tempo aparecerão muitas outras palavras, mas não de minha parte. Felizmente estou improdutivo, e assim me sinto mais normal. Espero que possa em breve ir às montanhas para uma recuperação total. Cordialmente, C. G. Referência: JUNG, C. G. Cartas: 1946-1955. Vol. 2. Petrópolis: Vozes, 2002, p. 253.