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Gerhard P. Zacharias

 


Ao Dr. Gerhard P. Zacharias (1)

Zurique, 24 de agosto de 1953.

 

Prezado doutor!

A leitura de seu manuscrito (2), até onde cheguei no momento, foi muito interessante e instrutiva. Acho que o senhor conseguiu, do ponto de vista teológico, assimilar com bastante abrangência os resultados da moderna psicologia do inconsciente, o que se assemelha a uma encarnação ou realização do logos. Assim como Orígenes entende a Sagrada Escritura como corpo do logos, também a psicologia do inconsciente pode ser entendida como um fenômeno de recepção. A imagem de Cristo, como a concebemos anteriormente, não surgiu por intermediação humana, mas o Cristo transcendental (“total”) criou para si um corpo novo e mais específico (3). O reino de Cristo, ou o âmbito do logos “não é deste mundo”, mas uma interpretação para além do mundo; por isso é tão lamentavelmente incorreto quando a teologia, toda vez que faz uma de suas inevitáveis afirmações contra naturam, procura ansiosamente uma desculpa racional como, por exemplo, o fogo no Sinai é justificado através de restos da atividade vulcânica no mar Vermelho! Isto mostra o quanto descambou a transcendência da concepção cristã.

Por favor, não me leve a mal pela opinião de que sua aproximação ocasional do estilo esquizofrênico heideggeriano ou neo-alemão clássico (como Auf-forstung, be-treten, Na-rempelung, Unter-teilung) não atua convincentemente sobre o leitor. O senhor também cita demais o meu nome. Desculpe!

Atenciosamente, C. G. Jung.

Recomendações especiais à sua esposa!

 

(1) Dr. Gerhard P. Zacharias, na época pastor greco-ortodoxo, agora analista em Munique. Obras entre outras: Psyche und Mysterium, Zurique, 1954; Ballet-Gestalten und Wesen, Colônia, 1962; Satankut und Schwarze Messe, Wiesbaden, 1964.

(2) Psyche und Mysterium, Zurique, 1954, Estudos do Instituto C. G. Jung, Vol. 5.

(3) Para entender esta passagem da carta, cf. A. Jaffé, Der mythus vom Sinn in Werk von C. G. Jung, Zurique, 1957, p. 145.

(4) Jung riscou a palavra “ergebener” e substituiu por “er-gebener”.

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