Avançar para o conteúdo principal

Ao Dr. Hans Schär, Pastor

Berna, 16 de novembro de 1951.

Prezado Pastor!

Quero agradecer a sua amável carta. Estou contente por não me ter condenado. O que o magoa foi também para mim um desgosto. Eu queria ter evitado o sarcasmo e a ironia, mas não consegui, pois foi este o meu sentimento. E se não o tivesse dito, estaria de qualquer forma aí oculto, o que teria sido pior. Só percebi mais tarde que eles têm seu lugar como expressões de resistência contra a natureza de Deus que nos coloca em contradição conosco mesmos. Eu tive de soltar-me de Deus, por assim dizer, para encontrar em mim aquela unidade que Deus procura através do ser humano. Isto se parece mais com a visão de Simeão, o teólogo (2), que procurava em vão Deus em toda parte do mundo, até que este surgiu finalmente em seu coração como um pequeno sol. Onde mais poderia a antinomia divina chegar a unidade, a não ser naquilo que Deus preparou para si este fim? Parece-me que só a pessoa que procura realizar a sua humanidade faz a vontade de Deus, mas não aquele que foge da dura realidade de “ser humano” e volta ao Pai antes do tempo, ou nunca deixa a casa do Pai. O tornar-se pessoa humana parece-me ser o anseio de Deus em nós.

O sarcasmo não é realmente uma bela qualidade, mas sou forçado a usar meios que gostaria de rejeitar, para poder livrar-me do Pai. Deus mesmo usa outros meios para estimular as pessoas à consciência. Espero que não tenhamos esquecido o que aconteceu na Alemanha e que acontece todos os dias na Rússia. O sofrimento de Jó não para e propaga-se aos milhões. Não posso passar por cima disso. Enquanto permaneço no Pai, nego-lhe a pessoa humana com a qual ele poderia unificar-se; e minha melhor colaboração não seria tornar-me Um? (Nunguam unum fácies, nisi ex te ipso fiat unum) (3). Deus  certamente não escolheu para filhos aqueles que ficam presos a ele como Pai, mas aqueles que tiveram a coragem de andar com os próprios pés.

Sarcasmo é um meio que usamos para esconder de nós mesmos os sentimentos feridos; daí o senhor pode ver o quanto me feriu o conhecimento de Deus e o quanto teria preferido permanecer uma criança na proteção do Pai e evitar a problemática dos opostos. Talvez seja mais difícil libertar-se do bem do que do mal. Mas sem o pecado não há libertação do bom Pai; nesse caso o sarcasmo desempenha o papel correspondente. Como indico na epígrafe “Doleo supe te” (4), lamento sinceramente ferir sentimentos louváveis. Tive de superar neste aspecto várias hesitações. Além do mais seria eu o prejudicado em relação a uma maioria esmagadora. Todo desenvolvimento e mudança para melhor são sempre cheios de sofrimento. Isto poderiam sabê-lo melhor os da Reforma. Mas o caso é diferente quando eles mesmos precisam de reforma. De um modo ou de outro, certas perguntas precisam ser feitas e respondidas. Sinto ser obrigação minha estimular isto.

Com renovado agradecimento,

C. G. Jung.

(1) Dr. Hans Schär, 1910-1968, professor de Teologia e Psicologia da Religião na Universidade de Berna. Obras, entre outras: Religion und Seele in der Psuchologie C. G. Jungs, Zurique 1946 e Erlösungsvorstellungenm und ihre psychologischen Aspekte, Zurique 1950. Ele oficiou nos funerais da senhora Emma Jung e também falou no funeral de C. G. Jung. Jung refere-se a uma carta do Dr. Schär sobre Resposta a Jó.

(2) Simão, o teólogo, místico da Igreja oriental, por volta de 949-1022.

(3) “Jamais farás com que os outros se tornem o Um, se antes tudo mesmo não te tornares Um”. De Dorneo: “Philosophia meditativa”, tem Theatrum Chemicum, 1602, I, p. 472. Cf. Psicologia e alquimia, 1952; OC, Vol. XII, § 358.

(4) “Quanto estou dolorido por ti” – II Samuel 1.26. Epígrafe de Resposta a Jó.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

To Dr. Edward A. Bennet

  To Dr. Edward A. Bennet, (1) Londres, 21 de novembro de 1953.   My dear Bennet, Muito obrigado pelo gentil envio do livro de Jones sobre Freud. O incidente à página 348 é correto, mas as circunstâncias em que ocorreu estão desvirtuadas (2). Trata-se de uma discussão sobre Amenófis IV: o fato de ele ter raspado dos monumentos o nome de seu pai e colocado o seu próprio; segundo modelo consagrado, isto se explica como um complexo negativo de pai e, devido a ele, tudo o que Amenófis criou – sua arte, religião e poesia – nada mais foi do que resistência contra o pai. Não havia notícias de que outros faraós tivessem feito o mesmo. Mas esta maneira desfavorável de julgar Amenófis IV me irritou e eu me expressei de maneira bastante vigorosa. Esta foi a causa imediata do desmaio de Freud. Ninguém nunca me perguntou como as coisas realmente aconteceram; em vez disso faz-se apenas uma apresentação unilateral e deformada de minha relação com ele. Percebo, com grande interesse, que a Roya

Aniela Jaffé (Zurique)

Carta à Aniela Jaffé (Zurique) “Bollingen,  12 de abril de 1949. Prezada Aniela, (...) Sua carta chegou num período de reflexões difíceis. Infelizmente nada lhe posso falar a respeito. Seria demais. Também eu ainda não cheguei ao final do caminho do sofrimento. Trata-se de compreensões difíceis e penosas (1). Após longo vagar no escuro, surgiram luzes mais claras, mas não sei o que significam. Seja como for, sei por que e para que preciso da solidão de Bollingen. É mais necessária do que nunca. (...)            Eu a parabenizo pela conclusão de “Séraphita” (2). Ainda que não tivesse aproveitado em nada a Balzac desviar-se do si-mesmo, gostaríamos de poder fazê-lo também. Sei que haveríamos que pagar mais caro por isso. Gostaríamos de ter um Javé Sabaoth como kurioz twn daimonwn (3). Compreendo sempre mais porque quase morri e vejo-me forçado a desejar que assim tivesse sido. O cálice é amargo. Saudações cordiais, C. G.” (1)Jung trabalhava na época no livro Aion

To Dr. Michael Fordham (1)

Londres, 18 de junho de 1954.   Dear Fordham, Sua carta traz más notícias; senti muito que não tenha conseguido o posto no Instituto de Psiquiatria (2), ainda que seja um pequeno consolo para o senhor que tenham escolhido ao menos um de seus discípulos, o Dr. Hobson (3). Depois de tudo, o senhor se aproxima da idade em que a gente deve familiarizar-se com a dolorosa experiência de ser superado. O tempo passa e inexoravelmente somos deixados para trás, às vezes mais e às vezes menos; e temos de reconhecer que há coisas além de nosso alcance que não deveríamos lamentar, pois esta lamentação é um remanescente de uma ambição por demais jovem. Nossa libido continuará certamente querendo agarrar as estrelas, se o destino não tornasse claro, além de qualquer dúvida razoável, que devemos procurar a perfeição dentro e não fora... infelizmente! Sabemos que há muito a melhorar no interior da pessoa, de modo que devemos agradecer à adversidade quando ela nos ajuda a reunir a energia livr