Avançar para o conteúdo principal

To Upton Sinclair

 


To Upton Sinclair,

Corona (Calif.) EUA, 24 de novembro de 1952.

 

Dear Mr. Sinclair,

Muito obrigado por ter recebido e aceito tão bem a minha carta com minha atitude aparentemente crítica (1). Não sou muito feliz no uso da língua inglesa, por tenho a impressão  de causar muitos mal-entendidos. Gostaria, portanto, de deixar bem claro que não só valorizo plenamente o retrato magistral que faz de um Jesus pessoal, mas também a louvável tendência de seu livro: o senhor mostra a um mundo apático a possibilidade de uma abordagem pessoal de uma figura religiosa altamente discutível. É evidente que minha carta lhe deu ensejo para analisar a condição mental de seu perpetrador (2). Segundo a regra geral de que não se analisa ninguém sem antes conhecer as suas associações (se elas realmente existirem), gostaria de ajudar em sua tentativa analítica e dar-lhe algumas informações a mais: Eu tenho certa imagem de um Jesus pessoal. Foi-me sugerida imprecisamente através de certos dados do Novo Testamento. Mas a impressão mais forte me veio do Linceul de Turin, o Santo Sudário (3). Sua fisionomia austera e augusta confirmou minhas suposições anteriormente vagas. Estou, de fato, profundamente impressionado com a superioridade dessa personalidade extraordinária, a ponto de não ousar reconstruir sua psicologia. Não tenho certeza se minha capacidade mental estaria à altura dessa tarefa. Eis a razão por que devo me abster de uma tentativa biográfica dele.

O senhor tem razão em dizer que o mundo deveria esperar algo mais positivo de mim do que simples crítica. Na verdade, publiquei (desde 1948) tudo o que julguei defensável sobre o fenômeno documentado Cristo e sua reconstrução psicológica. Há três ensaios:

1.“Tentativa de uma interpretação psicológica do dogma da Trindade”, 1948 –(OC, Vol. 11).

2.Aion: Estudos sobre o simbolismo do si-mesmo, 1951 – (OC, Vol. 9/2).

3.Resposta a Jó, 1952 – (OC, vol. 11).

Na maioria das vezes, as pessoas não entendem o meu ponto de vista. Eu pesquiso fenômenos psíquicos e não me interesso por questões ingênuas, em geral irrespondíveis, se uma coisa é histórica, isto é, concreta, verdadeira ou não. Basta que tenha sido dita ou acreditada. Provavelmente a maior parte da história é feita de opiniões, cujos motivos são bastante questionáveis em vista dos fatos; em outras palavras: na história a psique desempenha papel tao importante quanto desconhecido.

Ao estudar Cristo, meu ponto de partida é em primeiro lugar o Corpus Christianum que consiste exclusivamente de escritos canônicos. Dessa fonte aprendemos não só sobre um Jesus pessoal e racional, mas também e principalmente sobre um Cristo escatológico. Eu uso (como outros) o termo “escatologia” no sentido mais amplo (isto é, não só com vistas à parusia), como igualdade com Deus, filiação, missão messiânica, identidade com o anthropos (Filho do Homem), como Cristo ressuscitado e glorificado, o kurioz twn aggelwn kai daimonwn (4) iudex vivorum et mortuorum (5), sem esquecer o logoz preexistente.

Este aspecto irracional é inseparável da figura evangélica de Cristo.

Em segundo lugar, na investigação dos efeitos históricos de Cristo, devo levar em consideração não apenas os dogmas da Igreja, mas os gnósticos e hereges tardios e inclusive a alquimia da alta Idade Média.

Não admira que as pessoas não entendam tudo isso. A dificuldade está em que estão presas ainda na questão imbecil de saber se uma afirmação metafísica é verdadeira ou não, ou se um mitologema se refere a um fato histórico ou não. Elas não veem e não querem ver o que a psique pode fazer. Mas aí está infelizmente a chave.

Agradeço muito ter-me deixado ler a carta altamente elogiosa do professor Einstein (sobre o meu livro). Estou impressionado e sinto-me bem pequeno.

Yours very truly, C. G. Jung

 

P.S. Ter-lhe-ia enviado com muito prazer exemplars de meus livros, mas nao estão traduzidos.

 

(1)Cf. carta a Sinclair, de 03 de novembro de 1952. Sinclair respondeu em 15 de novembro de 1962. Ele colocou em dúvida a justificativa da afirmação crítica de Jung de que a apresentação de Jesus em seu livro A Personal Jesus era “a bit too selective”. Devido à insuficiência dos testemunhos históricos, cada qual seria forçado a fazer para si uma imagem de Jesus. Também o título de seu livro dizia que se tratava de seu Jesus: “I offer you mine, and I invite you in return to give me yours...”.

(2)Upton Sinclair havia escrito: “I am going to be very presumptuous and psychoanalyse one of the world’s great psuchoanalysts. I suspect that your willingness to write such a long letter is a confession of guilt because you yourself have not written the book on this subject. As a cure I prescribe that you should write it…”.

(3)Trata-se de uma mortalha de linho em que teria estado envolto o cadáver de Cristo. Os traços que nele aparecem são explicados como uma impressão surgida naturalmente do corpo e da face de Cristo. O lençol está guardado na catedral São João Batista de Turim. Sua autenticidade é discutida, mas também não se provou sua inautenticidade. No escritório de Jung está dependurada, atrás de uma cortina, uma cópia da cabeça que se vê na mortalha.

(4)Senhor dos anjos e demônios.

(5)Juiz dos vivos e dos mortos.

 

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

To Dr. Edward A. Bennet

  To Dr. Edward A. Bennet, (1) Londres, 21 de novembro de 1953.   My dear Bennet, Muito obrigado pelo gentil envio do livro de Jones sobre Freud. O incidente à página 348 é correto, mas as circunstâncias em que ocorreu estão desvirtuadas (2). Trata-se de uma discussão sobre Amenófis IV: o fato de ele ter raspado dos monumentos o nome de seu pai e colocado o seu próprio; segundo modelo consagrado, isto se explica como um complexo negativo de pai e, devido a ele, tudo o que Amenófis criou – sua arte, religião e poesia – nada mais foi do que resistência contra o pai. Não havia notícias de que outros faraós tivessem feito o mesmo. Mas esta maneira desfavorável de julgar Amenófis IV me irritou e eu me expressei de maneira bastante vigorosa. Esta foi a causa imediata do desmaio de Freud. Ninguém nunca me perguntou como as coisas realmente aconteceram; em vez disso faz-se apenas uma apresentação unilateral e deformada de minha relação com ele. Percebo, com grande interesse, que a Roya

Aniela Jaffé (Zurique)

Carta à Aniela Jaffé (Zurique) “Bollingen,  12 de abril de 1949. Prezada Aniela, (...) Sua carta chegou num período de reflexões difíceis. Infelizmente nada lhe posso falar a respeito. Seria demais. Também eu ainda não cheguei ao final do caminho do sofrimento. Trata-se de compreensões difíceis e penosas (1). Após longo vagar no escuro, surgiram luzes mais claras, mas não sei o que significam. Seja como for, sei por que e para que preciso da solidão de Bollingen. É mais necessária do que nunca. (...)            Eu a parabenizo pela conclusão de “Séraphita” (2). Ainda que não tivesse aproveitado em nada a Balzac desviar-se do si-mesmo, gostaríamos de poder fazê-lo também. Sei que haveríamos que pagar mais caro por isso. Gostaríamos de ter um Javé Sabaoth como kurioz twn daimonwn (3). Compreendo sempre mais porque quase morri e vejo-me forçado a desejar que assim tivesse sido. O cálice é amargo. Saudações cordiais, C. G.” (1)Jung trabalhava na época no livro Aion

To Dr. Michael Fordham (1)

Londres, 18 de junho de 1954.   Dear Fordham, Sua carta traz más notícias; senti muito que não tenha conseguido o posto no Instituto de Psiquiatria (2), ainda que seja um pequeno consolo para o senhor que tenham escolhido ao menos um de seus discípulos, o Dr. Hobson (3). Depois de tudo, o senhor se aproxima da idade em que a gente deve familiarizar-se com a dolorosa experiência de ser superado. O tempo passa e inexoravelmente somos deixados para trás, às vezes mais e às vezes menos; e temos de reconhecer que há coisas além de nosso alcance que não deveríamos lamentar, pois esta lamentação é um remanescente de uma ambição por demais jovem. Nossa libido continuará certamente querendo agarrar as estrelas, se o destino não tornasse claro, além de qualquer dúvida razoável, que devemos procurar a perfeição dentro e não fora... infelizmente! Sabemos que há muito a melhorar no interior da pessoa, de modo que devemos agradecer à adversidade quando ela nos ajuda a reunir a energia livr