The University
Leeds/Inglaterra, 21 de maio de 1953.
Prezado doutro!
Meus agradecimentos pelo gentil envio de
suas duas conferências (1). Ei as li com grande interesse; a segunda, até duas
vezes, pois anteontem chegou a Zurique o padre White. Sua crítica é muito
interessante, mas um tanto difícil de se ler. Quando encontrei recentemente o
padr White, ele ainda não a havia lido. Mas espero ter a oportunidade de
discutir com ele alguns pontos. O senhor tem toda a razão com o “hornet’s nest”
(2).
As duas figuras pretas em Kafka (3)
referem-se a uma duplicação da sombra, ou do si-mesmo (the two white balls)
(4). Esta dualidade associa-se, por exemplo, aos mensageiros do submundo
(Apocalipse de Pedro) (5) ou “aos animais úteis”. Normalmente a sombra só
aparece na unicidade. Se, às vezes, aparece na dualidade, trata-se por assim
dizer de uma duplicação ótica, ou seja, de uma metade consciente e outra
inconsciente, de uma figura sobre o horizonte e outra abaixo dele. O que eu sei
de definitivo é que a duplicação parece ocorrer quando a figura separada é real
num sentido especial, real como um fantasma. Aliás, as duplicações acontecem
também no sonho, mas bem menos do que nos contos de fada e nas lendas. A
duplicação é, por exemplo, a origem do motivo do “irmão hostil” (6).
Li a passagem de Ibn Esra (7) em algum
livro, mas não consigo lembrar-me dela no momento. Espero encontra a citação.
Com os melhores votos, C. G. Jung
(1)Dr. Z. Werblowsky, “Psychology and
religion”, The Listener, Londres, 23 de abril de 1953 e “God and the
unconscious”, The Listener, Londres, 02 de maio de 1953; as duas conferências
no terceiro programa da BBC. “God and the unconscious” era uma recensão crítica
do livro, de igual título, do padre Victor White.
(2)Na segunda conferência-BBC, dizia o autor:
In certain cases the psychologist “makes affirmations not only merely of what ‘apears’
but of whar ‘really’ is in spite of appearances (...) and this raises a hornet’s
nest of question”. Em certos casos, o psicólogo “faz afirmações não apenas
sobre o que ‘parece’, mas sobre o que ‘realmente’ é apesar das aparências (...)
e isso levanta um ninho de vespas de perguntas”.
(3)Um motivo muitas vezes encontrado em
Kafka é o aparecimento de duas figuras escuras e grotescas como, por exemplo,
nos romances Das Schloss e Der Prozess.
(4)Conferir Kafka, “Blumfeld, ein älterer
Junggeselle”, em Beschreibung eines Kampfes.
(5)O Apocalipse de Pedro é um escrito
apócrifo da primeira metade do século II, atribuído a Pedro.
(6)Para o problema da duplicação, conferir
OC, Vol. 9/1, § 608 (fig. 10). Para o motivo dos “irmãos inimigos”, conferir a
carta a Evans, de 17 de fevereiro de 1954, nota 4.
(7)Conferir a carta a White, de 30 de abril
de 1952, nota 4.
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