Inglaterra, 19 de novembro de 1955.
Prezada Sra. N.,
Fico feliz que a senhora compreenda a dificuldade do seu
pedido. Como se pode esperar que alguém seja competente o suficiente para dar
tal conselho? Sinto-me totalmente incompetente, mas não posso negar a
justificativa do seu desejo e não tenho coragem de recusá-lo. Se o seu caso
fosse o meu, não sei o que poderia me acontecer, mas tenho quase certeza de que
não planejaria um suicídio com antecedência. Eu me agarraria à vida o máximo que
eu pudesse suportar meu destino ou até que o puro desespero me obrigasse a
isso.
A razão para essa minha atitude “irracional” é que não tenho
certeza do que acontecerá comigo após a morte. Tenho bons motivos para supor
que as coisas não terminam com a morte. A vida parece ser um interlúdio em uma
longa história. Já se passou muito tempo desde que eu nasci, e provavelmente
continuará após o intervalo de consciência em uma existência tridimensional.
Portanto, persistirei o máximo que for humanamente possível e tentarei evitar
conclusões precipitadas, considerando seriamente as pistas que recebi sobre os
eventos pós-morte.
Portanto, não posso aconselhá-la a cometer suicídio por
supostas razões razoáveis. É assassinato e um cadáver permanece,
independentemente de quem matou quem. Com razão, o Direito Comum Inglês pune o
autor do ato. Certifique-se, antes de mais nada, se é realmente a vontade de
Deus que você se mate ou apenas a sua razão. Esta última não é suficiente. Se
for um ato de puro desespero, não contará contra você, mas um ato premeditado
poderá pesar muito contra você.
Esta é a minha opinião incompetente. Aprendi a ter cautela
com o “perverso”. Não subestimo o seu terrível sofrimento.
Com profunda compaixão,
Cordialmente, C. G. Jung
1 A carta é endereçada a uma senhora idosa e gravemente
doente na Inglaterra.
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