Avançar para o conteúdo principal

A Melvin J. Lasky

Setembro de 1956.

Prezado Sr. Lasky,

Muito obrigado por me enviar os três números da Der Monat com o artigo de James P. O'Donnell, Der Rattenfänger von Hameln (1), e as respostas de Hans Scholz (2) e do Dr. E. Schmitz-Cliever (3). Li-os com grande interesse e concordo plenamente com as opiniões dos dois últimos autores. Os fatos históricos relatados por O'Donnell jamais teriam bastado para dar origem a uma lenda tão estranha e inquietante.

Ao contribuir — a seu pedido — com algumas palavras para a discussão, gostaria de enfatizar a realidade em torno da qual a lenda gira.

H. Scholz também o fez, alertando acertadamente para que não a ignorássemos. Como psiquiatra, atribuo a devida importância à realidade em jogo aqui: a um poder que emana do inconsciente, cuja natureza discuti anos atrás em meu ensaio Wotan (4) — um ensaio que nem sempre é lido com prazer. Os poderes psíquicos a cuja mercê os homens se encontravam eram, antigamente, chamados de “deuses”, o que tinha a vantagem de lhes assegurar o temor e a devoção necessários.

Wotan é um andarilho inquieto, um antigo deus da tempestade e do vento, que desencadeia paixão e frenesi. Seu nome significa literalmente Senhor e Criador da Fúria. Adão de Bremen (5) escreveu, por volta de 1070: “Wotan id est furor” (Wotan é a fúria). Sua essência é o êxtase; ele é um espírito turbulento, uma tempestade que põe tudo em movimento e provoca “movimentos”. Entre estes, estavam as danças orgiásticas do solstício de verão mencionadas pelo Dr. Schmitz-Cliever; os movimentos religiosos da Idade Média citados por H. Scholz também traziam a marca desse espírito perturbador. O êxodo das crianças de Hamelin enquadra-se nesta categoria. Vale ressaltar que a música é um meio primitivo de levar as pessoas a um estado de frenesi. Basta pensar na batida dos tambores nas danças de xamãs e curandeiros, ou no som da flauta nas orgias dionisíacas.

Leibniz mencionou a dança de São Vito como uma possível causa dos eventos em Hamelin. A esse respeito, gostaria de chamar a atenção para uma manifestação relacionada — embora muito mais perigosa — de frenesi coletivo, na qual Wotan também deixou sua marca. Trata-se do estado de fúria dos seguidores de Wotan (*berserk*), um acesso recorrente que os levava à loucura e lhes conferia força sobrenatural.

Não eram apenas indivíduos isolados que eram tomados por esse estado; multidões inteiras eram arrebatadas e contagiadas pela “fúria”.

Era um frenesi de massa, ao qual outras pessoas deram o nome expressivo de “furor Teutonicus”. O êxodo das crianças de Hamelin pode ser concebido como um movimento menos brutal, desencadeado pelo mesmo espírito “extático”. O próprio Flautista de Hamelin, caçador de ratos, deve ter sido possuído pelo espírito de Wotan, que arrebatou todos aqueles suscetíveis a tais arrebatamentos — neste caso, as crianças — para um estado de frenesi coletivo.

Quanto ao desaparecimento das crianças na montanha, deve-se lembrar que as lendas frequentemente confinam à montanha certos heróis cuja morte a população não consegue ou não quer acreditar, e cujo retorno é aguardado, com medo ou esperança, num futuro distante. Para o psicólogo, essa é uma maneira adequada de dizer que, embora as forças representadas pelas crianças banidas e desaparecidas tenham momentaneamente sumido da consciência, elas permanecem muito vivas no inconsciente. O inconsciente é perfeitamente simbolizado pelo interior escuro e desconhecido da montanha. Nem é preciso mencionar que um despertar dessas forças realmente ocorreu.

Outro aspecto desse desaparecimento é o estado de “estar perdido para o mundo”, frequentemente relatado em conexão com o êxtase

e, mais particularmente, com o estado de fúria. Segundo a lenda, o

herói torna-se invisível ou é transportado para outro lugar, ou, ocasionalmente, seu duplo aparece — como quando ele é visto em batalha, enquanto, na realidade, está imerso em um sono semelhante a um transe. A possibilidade de que relatos como esses

estejam relacionados a fenômenos parapsicológicos não deve ser descartada de imediato, pois tais fenômenos estão fortemente associados a estados de grande carga emocional. Contudo, até o momento, não há possibilidade de uma explicação científica.

Do ponto de vista psicológico, o motivo dos ratos — que parece ter sido acrescentado posteriormente — é um indício da conexão de Wotan com o reino demoníaco e ctônico, e com o mal.

Wotan foi banido pelo Cristianismo para o reino do diabo, ou identificado com ele, e o diabo é o Senhor dos ratos e das moscas. A história do Flautista de Hamelin, assim como os movimentos medievais mencionados por H. Scholz e pelo Dr. Schmitz-Cliever, são sintomas de um espírito pagão atuante no inconsciente e ainda não domesticado pelo Cristianismo. Existem outros sintomas desse tipo, de natureza mais pacífica — a alquimia é um deles —, que investiguei extensivamente em meus escritos. Esse espírito apodera-se de nossa consciência com tanta maior facilidade quanto menor for a disposição de nossa consciência para refletir sobre suas origens e raízes.

Com os melhores cumprimentos,

Atenciosamente, C. G. Jung

 

1944-45, EUA historiador de combate na França e na Alemanha; 1 948-58, editor de Der Monat (Berlim); depois de 1958, coeditor de Encounter (Londres). A carta de Jung foi publicada sob o título “Wotan und der RattenHinger, Bemerkungen eines Tiefenpsychologen”, Der Monat, 1º de outubro de 56.

(1) Der Monat, 1º de junho de 56.

(2)Ehrenrettung des Rattenfangers, ibid., julho de 1956.

(3) Rattenfanger und Veitstanz, ibid., 1º de agosto de 956.

(4) Nota de Jung: “In Aufsiit:ze zur Zeitgeschichte”, Zürich, 1946 [Eventos temporários, Londres 1 947] . Cf. também Martin Ninck, Cotter e Jenseits glauben der Germanen, Jena 1 937, esp. o capítulo “Wodan-Odin”, pp. 159ss.

(5) Um cônego que escreveu uma História da Igreja de Hamburgo, contendo informações valiosas sobre os povos do norte da Europa.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ao Sr. Andrew R. Eickhoff

7 de maio de 1956. Prezado Sr. Eickhoff, Muito obrigado por enviar seu interessante manuscrito sobre Freud e a religião.(1) O fato histórico é que a atitude de Freud em relação à religião em qualquer forma era negativa, independentemente do que ele próprio tenha afirmado em seu artigo sobre o assunto. Para ele, a crença religiosa era de fato uma ilusão.(2) Se essa ilusão se deve a argumentos científicos objetivos ou a preconceitos pessoais, não importa quando se trata da questão dos fatos concretos. Sua atitude negativa foi um dos vários pontos de divergência entre nós. Não importava se era uma crença judaica, cristã ou qualquer outra, ele era incapaz de admitir qualquer coisa além do horizonte de seu materialismo científico. Fui extremamente malsucedido em minhas tentativas de fazê-lo perceber que seu ponto de vista era preconceituoso e anticientífico, e que sua ideia de religião era uma conclusão predeterminada. Em nossas muitas conversas sobre este e outros assuntos seme...

Ao Dr. Med. Ignaz Tauber

  Ao Dr. Med. Ignaz Tauber (1) Winterthur, 23 de janeiro de 1953.   Prezado colega! Muito obrigado por sua amável visita. Tive uma noite muito boa. Um quidinal bastou para sustar a taquicardia. Hoje vou melhor e já estou de pé. Ontem esqueci completamente de perguntar-lhe o que o senhor acha de seu fumar. Até agora eu venho fumando um cachimbo com condensação de água (2) pela manhã antes de começar o trabalho, um charuto pequeno, correspondente a um ou dois cigarros, após o almoço, outro cachimbo pelas 4 horas da tarde, um   charuto pequeno após o jantar e geralmente mais um cachimbo pelas nove e meia. Um pouco de tabaco ajuda-me na concentração e contribui para a paz de espírito. Peço também que me envie a conta dos honorários. O senhor teve a gentileza de trazer-me o Corhormon. Já tomei hoje uma injeção. Com sincera gratidão por seus conselhos, sou atenciosamente, C. G. Jung.   (1)Dr. Med. Ignaz Tauber, Winterthur; clínico geral e analista. Ele e su...

Para Maud Oakes

Prezada Srta. Oakes, 11 de fevereiro de 1956. Li sua meditação sobre a pedra com muito interesse. Seu método de leitura da mensagem é adequado e, neste caso, o único que produz resultados positivos. A senhora entende a pedra como uma declaração sobre um mundo mais ou menos ilimitado de imagens-pensamento. Concordo plenamente com seu ponto de vista. Pode-se ler os símbolos dessa maneira. Quando esculpi a pedra, porém, não pensei. Apenas dei forma ao que vi em sua superfície. Às vezes, a senhora se expressa (no manuscrito) como se meus símbolos e meu texto fossem uma espécie de confissão ou crença. Assim, parece que eu estava me aproximando da teosofia. Na América, em particular, sou culpado pelo meu suposto misticismo. Já que não afirmo de forma alguma ser o feliz proprietário de verdades metafísicas, preferiria muito mais que você atribuísse aos meus símbolos a mesma hesitação que caracteriza sua tentativa explicativa. Veja bem, não tenho convicções religiosas ou de qualquer outr...